Galeria
A IMPORTÂNCIA DO REFRIGERADOR PARA CONSERVAÇÃO DE SANGUE
O sangue é considerado um insumo muito precioso para a vida e precisa ser conservado de forma correta ao longo de sua vida útil, desde sua coleta até sua transfusão.
Bancos de sangue e hemocentros lidam diariamente com o sangue, seus derivados e componentes. Estes materiais são bastante sensíveis a variações térmicas e de grande importância para a vida das pessoas envolvidas no processo de transfusão, por isso o seu armazenamento em refrigerador para conservação de sangue deve ser correto.
Nestes ambientes, a temperatura do sangue precisa estar sempre nas faixas ideais. A falta de cuidados com a conservação, o uso incorreto do refrigerador para conservação de sangue e o armazenamento inapropriado do sangue podem comprometê-lo, levando ao seu descarte ou, em casos mais graves onde não percebem que o sangue não foi conservado corretamente, pode ser fatal para os receptores. Deste modo, o conhecimento quanto as normas e medidas para as temperaturas ideais é de grande importância, podendo salvar muitas vidas.
Você sabe que o sangue e seus componentes devem ser conservados em faixas de temperatura ideais?
O sangue total, o concentrado de hemácias, o plasma fresco congelado, o crioprecipitado, as plaquetas, cada um deles possui normas específicas para armazenamento, conservação e preparo, logo, cada um deles precisa de usar um refrigerador para conservação de sangue específico.
- para produção apenas de concentrado de hemácias e plasma fresco congelado, a temperatura de armazenamento do sangue total deve ser entre 2 e 6°C;
- para produção de concentrado de plaquetas, a temperatura de armazenamento do sangue total deve ser entre 20 e 24°C, nunca abaixo de 20°C.
- para o armazenamento do concentrado de hemácias, deve-se manter a temperatura estável entre 2 e 6°C;
- no caso do concentrado de hemácias congelado, deve-se manter sua conservação em temperaturas iguais ou inferiores a -65°C;
- para o armazenamento do plasma fresco congelado, deve-se manter a temperatura abaixo de -20°C, recomendando-se, entretanto, utilizar a temperatura igual ou inferior a -30°C.
Hospitais, laboratórios, clínicas, onde houver coleta de sangue deve existir um refrigerador para conservação de sangue funcionando em condições ideais. Mantenha sempre seu refrigerador para conservação de sangue regulado, com a manutenção em dia, pois o bom funcionamento deste equipamento, pode salvar muitas vidas.
A Tectalmaq é uma empresa que vem se especializando na fabricação e manutenção de equipamentos de ultra baixa temperatura que são usados na indústria alimentícia, em laboratórios e na indústria de modo geral. Trabalhamos com manutenção corretiva, manutenção preventiva e reforma dos equipamentos.
Para saber mais sobre refrigerador para conservação de sangue, basta entrar em contato conosco por um de nossos canais de atendimento. Você encontra no topo de nossas páginas e em nosso rodapé todos os contatos necessários para realizar um orçamento. Precisando de refrigerador para conservação de sangue, fale conosco.